27 de julho de 2013

Por que trememos quando sentimos frio?

Compartilhe!


Trememos para não morrermos de frio! O ato de tremer é uma estratégia de defesa do corpo, que precisa manter a temperatura interna em torno de 37 °C mesmo em ambientes gelados.

A movimentação involuntária dos músculos gera certa quantidade de calor, que ajuda o organismo a continuar funcionando enquanto houver energia. Além disso, também ocorre a contração dos vasos sanguíneos da periferia do corpo. O sangue se concentra nas partes vitais do organismo, como coração e pulmões. É por isso que os dedos dos pés e das mãos de quem já está batendo o queixo ficam roxos. Outra reação comum é o arrepio, que serve para afastar o ar frio da pele. Segundo os cientistas, um adulto nu consegue resistir, tremendo, até uma hora à temperatura de 0 °C. Depois o corpo deixa de funcionar.

Trememos para não morrermos congelados!

Fonte: Linhares, S.; Gewandsznajder, F. Biologia Hoje. Volume 1. Ed. Ática.

Autor:

A ideia do site surgiu mediante o desejo de ensinar biologia através da internet. Nosso maior objetivo é despertar o interesse das pessoas por essa ciência tão importante. Usamos, para isso, uma linguagem fácil e bastante acessível. Qualquer pessoa pode participar do site dando sugestões, mandando perguntas ou simplesmente comentando nossos artigos.

© 2013-2014 Mundo Biologia. Todos os direitos reservados. Designed by Templateism